Vinhos para a ceia de Natal


O Natal está próximo. Muita decoração, músicas temáticas, presentes, e com certeza um dos momentos mais aguardados é a deliciosa ceia com a família reunida, não é mesmo?

Para tornar esta ocasião ainda mais especial, nada como um saboroso vinho para acompanhar os pratos típicos da época. Mas você sabe qual a melhor escolha para harmonizar com sua refeição?

Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a não errar e fazer bonito na ceia:


Panetone e chocotone: clássicos do natal que não podem faltar no mês de dezembro. Para harmonizar com o panetone de frutas cristalizadas, o espumante brut é uma excelente opção. Já os chocotones, por serem mais doces, equilibram melhor com Vinho do Porto ou amadeirados.


Nozes, castanhas e avelãs: frutos secos ficam excelentes quando acompanhados de vinhos fortificados e amadeirados, opções para aproveitar melhor seu sabor, principalmente caso servidos ao final da ceia.


Peru e chester: os mais aguardados do Natal não podem ser acompanhados de uma harmonização errada. Geralmente, o prato vem acompanhado de farofa e frutas, então, para acertar em cheio sirva um vinho branco bem estruturado, seco e com passagem por barricas. Caso prefira os vinhos tintos, escolha uma opção leve, sem muitos taninos. Defina opções de acidez boa sem ser muito alta, para que permaneça um sabor adocicado na boca.


Pernil e tender: carnes de porco são muito vistas nas mesas natalinas e uma opção saborosa em qualquer época do ano. Para harmonizar bem na sua ceia, você pode tomar um espumante com acidez elevada para limpar a gordura no paladar. Brancos e rosés leves também são uma boa pedida.


Bacalhau: o prato típico português pode ser servido com vinhos brancos da casta Alvarinho o os Vinhos Verdes brancos. Busque opções de acidez elevada e sem taninos, já que esses trazem sensações picantes e desagradáveis ao paladar quando em contato com muito sal. Para quem prefere tinto, dê preferência aos provenientes das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.


Sobremesas: doces típicos do natal como pavê e rabanada podem ser acompanhados com vinhos doces, amadeirados e licorosos. Vinho do Porto também é uma excelente ideia para não errar na hora de harmonizar.


Visite nosso catálogo para conhecer variadas opções de vinhos.

Bom apetite e boas festas!

5 visualizações

SELOS PREMIADOS

Endereço

Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131 São Paulo, SP - Cep 02118-001

 

Email

sac@casaoliveiraimport.com

 

Telefone

+55 (11) 3881-7600

  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Domus Holding S/A. All Rights Reserved