Espanha: o país com maior área de vinhedos do mundo

A Espanha é atualmente o país com maior área vitivinícola e com terceira maior produção mundial, correspondendo a 13% do total. Foi conhecida por muito tempo como a terra dos vinhos amadeirados e densos, devido à sua tradição de envelhecer a bebida em carvalho americano de segundo ou terceiro uso por um longo período. Hoje, porém, novas técnicas vêm sendo implementadas, modernizando o processo de fabricação e trocando o carvalho para o francês de primeiro uso.



Os números são bastante expressivos, com mais de 1,2 milhão de hectares de vinhedos, que totalizam 62 regiões vinícolas registradas, 600 variedades de uvas cultivadas, das quais 20 produzem 80% do vinho no país, e seis macro-regiões. A Espanha também carrega consigo a oitava posição na lista de maiores consumidores mundiais de vinho. História e relevância ajudaram a construir o império que hoje muito representa para enófilos entusiastas.


A Casa Oliveira Import, conhecendo a importância do país europeu, agora traz em seu catálogo rótulos espanhóis, dos mais variados estilos para agradar diferentes gostos. Os títulos foram cuidadosamente selecionados de três regiões, classificando por sabor, forma de produção e qualidade avaliadas pela curadoria.


RIOJA

Localizada ao norte da Península Ibérica, é uma das mais importantes macrorregiões da Espanha, tendo sido a primeira do país a receber o status de Denominação de Origem Controlada (DOC), em 1991. É dividida em Rioja Alta e Rioja Baja, com seus vinhedos plantados em altitudes que variam entre 500 e 800 metros acima do nível do mar. Tradicionalmente, o vinho produzido no local era caracterizado pelo blend e estágio em barricas mais longo do que o habitual. Desde a década de 1970, os produtores passaram a utilizar métodos de longo período de maceração, seguidos por breve estágio em madeira.


NAVARRA

Localizada entre os Pirineus e o rio Ebro, Navarra é famosa pelos vinhos rosés produzidos a partir da uva Garnacha. Apesar disso, 70% dos vinhos fabricados são tintos, e a Tempranillo é a uva mais plantada na região. Outras das espécies mais cultivadas dentro da aprovação do conselho regulador da denominação de origem são a Cabernet Sauvignon, Merlot, Graciano e Mazuelo. Entre as brancas, destacam-se Chardonnay, Viura e Moscatel. Além disso, os vinhos de Crianza e Reserva também tem ganhado espaço nos últimos anos.


RIBERA DEL GUADIANA

Localizada na região espanhola da Extremadura, divide-se em seis sub-zonas oficialmente criadas em 1999 com a combinação de terras que produziam Vino de la Tierra. Estende-se mais de duas províncias, e tem seu nome a partir do rio Guadiana, que atravessa a região de leste a oeste. O clima de Ribera del Guadiana é continental, com verões quentes e secos, quando as temperaturas podem atingir 40°C, e invernos frios, quando podem cair para 0°C. A principal uva cultivada é a Tempranillo.


Solicite nosso catálogo e saiba mais sobre os vinhos da Espanha exclusivos que selecionamos!

5 visualizações

SELOS PREMIADOS

Endereço

Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131 São Paulo, SP - Cep 02118-001

 

Email

sac@casaoliveiraimport.com

 

Telefone

+55 (11) 3881-7600

  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Domus Holding S/A. All Rights Reserved