Taninos, suaves e ácidos: entendendo os elementos da degustação de vinhos

Muito mais do que girar taças e beber, a arte da degustação de vinhos envolve sentidos aguçados, identificando elementos através de olfato, visão e paladar. O degustador deve saber analisar a cor, cheiro e precisão do sabor, verificando se a bebida é forte ou leve, amadeirada ou aveludada, entre outras características.



Para avaliar o que compõe um bom vinho é necessário prática. Mas, para iniciar, listamos abaixo alguns dos principais itens a serem observados durante uma degustação:


VISÃO:


Para esta etapa, é importante estar em um ambiente bem iluminado, em que você possa inclinar a taça sob uma superfície branca. Desta forma, é possível analisar a cor e detalhes do vinho. Com no máximo um quarto da taça preenchida, observe os detalhes da bebida. Quanto mais límpido e brilhoso, melhor a qualidade, já elementos turvos e em suspensão não são atrativos. Devido a idade ou fermentação, alguns líquidos podem ainda apresentar pequenas partículas, naturais do processo.

Outro ponto a ser avaliado é a tonalidade do vinho. No caso dos brancos, ela varia entre transparente e dourado, podendo chegar ao âmbar, dependendo da densidade e maturação. Já as colorações de rosé vão de rosa até salmão e laranja. Os tintos podem variar do púrpura vivo, clareando para o rubi até tom de tijolo. Por exemplo, vinhos com certa idade e que já sofreram precipitação de cor em função do envelhecimento podem alcançar um tom alaranjado, porém se essa característica for observada em um vinho jovem, isso pode significar alguma falha no processo de conservação


OLFATO:


Nesta etapa, o ideal é evitar ambientes muito aromáticos, perfumes fortes e comidas, para não haver interferências na avaliação. Esta fase é muito importante, pois o cheiro permite identificar algum defeito que não pôde ser observado visualmente. Se notar algum aroma semelhante a papelão molhado ou vinagre, pode indicar algo errado na bebida.

Existem três tipos de aromas: os primários, secundários e terciários. Os primários, são oriundos da uva, como o chardonnay, que remete aos cheiros de pera e maçã, e o tempranillo, com aroma de morango.

Os secundários são adquiridos durante o processo de fermentação, como leveduras, pão, iogurte, banana, brioche e leite.

Já os terciários são os adquiridos durante o envelhecimento e maturação, processo também conhecido como bouquet. Entre os cheiros desta etapa estão café, baunilha, tabaco e frutas secas.


PALADAR:


No momento da análise gustativa é necessário prestar atenção em algumas características. A acidez é sentida na lateral da língua, e é ela quem dá vitalidade ao produto. Assim, um vinho com bastante acidez é aquele que faz você salivar e ter vontade de beber mais taças em seguida. A sensação de calor ou queimação está associada a níveis elevados de álcool, e a persistência do sabor na boca por um longo período indica qualidade e complexidade.

A doçura varia de acordo com a quantidade de açúcar, se o vinho for seco ou suave. Já o amargo é sentido no final da língua, sendo comum nos tintos devido aos taninos e madeira, sem ser desagradável. Os vinhos brancos ainda podem apresentar um leve sabor salgado quando produzidos próximos a região litorânea.


Entre os outros elementos que podem ser utilizados como critério, está a análise tátil durante a degustação, para verificar se a estrutura ou corpo é densa ou leve, o que pode ser notado conforme a sensação de preenchimento na boca. A temperatura também pode interferir no gosto e aspecto. Um vinho branco muito gelado, por exemplo, pode perder os seus aromas, assim como um tinto muito frio causa a sensação de adstringência. Se a bebida estiver muito quente, por outro lado, a sensação de álcool fica intensificada, o que pode atrapalhar na percepção de outros elementos.

Agora que você já conhece as características de uma degustação de vinho, pegue sua taça e coloque em prática. Tim tim!


12 visualizações

SELOS PREMIADOS

Endereço

Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131 São Paulo, SP - Cep 02118-001

 

Email

sac@casaoliveiraimport.com

 

Telefone

+55 (11) 3881-7600

  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Domus Holding S/A. All Rights Reserved