Como limpar corretamente taça e decanter de vinho

Os bons apreciadores de vinho sabem a importância de acessórios que facilitem a degustação e melhorem a experiência. A taça e o decanter são alguns dos instrumentos utilizados e que podem auxiliar em um sabor acentuado e oxigenação da bebida. Porém, como limpar adequadamente e impedir que haja interferência de gostos e aromas? É o que explicaremos a seguir.

O decanter é utilizado para separar sedimentos de vinhos velhos ou não filtrados, colaborando na oxigenação dos tipos mais densos, evitando a sensação de adstringência. Para retirar os resíduos após sua utilização, existem acessórios próprios para a função, como escovas pequenas e macias, além de suportes para deixá-lo secar de gargalo virado para baixo. Utilizando gelo picado e sal grosso é possível impedir a permanência de substâncias indesejáveis. Após lavar e enxaguar bastante, ao guardá-lo feche sua entrada com papel ou plástico filme, para não ocorrer acúmulo de poeira.


Já a taça, embora existam diferentes modelos, tem sua função geral de oxigenar e concentrar os aromas do vinho em suas bordas fechadas no formato de bojo. Podem ser limpas, assim como o decanter, utilizando mistura de gelo picado e sal, ou mesmo bicarbonato de sódio em água morna (é importante que não seja fervida, para evitar que o objeto arranhe ou sofra algum tipo de dano).


Para limpeza de ambos os acessórios, não utilize detergentes e sabonetes aromáticos, para não haver transferência de substâncias que existem nos compostos desses. Já anotou as dicas? Então escolha o seu vinho e aproveite!

5 visualizações

SELOS PREMIADOS

Endereço

Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131 São Paulo, SP - Cep 02118-001

 

Email

sac@casaoliveiraimport.com

 

Telefone

+55 (11) 3881-7600

  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Domus Holding S/A. All Rights Reserved