A produção de vinho nas regiões portuguesas

Portugal já se consolidou como um dos principais produtores mundiais de vinho, sendo referência em qualidade e sabor. Em nosso catálogo, contamos com variadas opções de diferentes regiões da Terrinha, para todos os tipos de gosto.


Abaixo, separamos algumas características das áreas vitivinícolas para você conhecer e se familiarizar melhor:


Douro:

Situada ao norte de Portugal e reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco, a região em volta do rio Douro é composta por solos graníticos e xistosos, além de altas montanhas que protegem a região do mar, resultando em inverno muito frio e um verão seco e quente. O conjunto de condições interfere na produção e maturação do vinho, sendo uma das principais áreas para cultivo de vinícolas do país. Ali é produzido o famoso Vinho do Porto, rótulo fortificado mais conhecido do mundo.


Trás-os-Montes:

Localizada ao nordeste da Terrinha, Trás-os-Montes, como o nome já sugere, é uma região montanhosa formada por plataformas onduladas que atravessam vales e bacias profundas, que se encontra atrás das montanhas do Marão e Alvão. Seus solos são graníticos e xistosos e o clima é bastante variado, com influência mediterrânica, sendo mais frio locais de grande altitude e quente nas vinícolas próximas ao Douro. Por ser privilegiada em recursos hídricos e variação de climas, dali saem variados tipos de vinhos tintos e brancos com características diferentes conforme o estilo de plantio da uva.


Minho:

A província em torno dos rios Minho e Douro, a noroeste de Portugal, constitui a região demarcada de Vinhos Verdes, a maior demarcação vitivinícola do país e uma das maiores de toda a Europa. Possui solo granítico e temperaturas amenas, que sofrem influência do Atlântico, condições favoráveis para produção de vinhos leves como brancos e espumantes. Ocorre em seu espaço a produção do Vinho Verde, frutado, gasoso, de alta acidez e baixo teor alcóolico e calórico. A bebida tem esse nome devido a paisagem da região, predominantemente verde, e a refrescância da modalidade.


Todas essas províncias contam ainda com sub-regiões de variações climáticas. Algumas das outras áreas reconhecidas na produção de vinho em Portugal são o Algarve, Dão e Alentejo.

11 visualizações

SELOS PREMIADOS

Endereço

Rua Dom Luís Felipe de Orleans, 1131 São Paulo, SP - Cep 02118-001

 

Email

sac@casaoliveiraimport.com

 

Telefone

+55 (11) 3881-7600

  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Domus Holding S/A. All Rights Reserved